Ser 100% feminina também pode atrapalhar suas relações

Você já deve ter sido afetada por esse discurso (distorcido) sobre energia feminina e masculina. 

Sabe aquela mulher no Instagram que pinta a unha de branco para casar? Ou aquela que acredita que usar blazer no trabalho vai destruir seu feminino?

Pois é. A dificuldade do ser humano em se questionar e aprofundar em temas complexos faz com que, muitas vezes, as pessoas saiam de um extremo, que obviamente deu errado, para o outro extremo. Até perceber as falhas do outro lado. 

A confusão está generalizada por aí.

Todo dia recebo mensagens de mulheres perguntando: “Carol, trabalhar demais acaba com a minha energia feminina? Posso ganhar mais que meu marido? Que cor tenho que pintar a unha para ativar minha energia feminina?”

Gente, pelo amor de Deus. Para com isso.

Vocês estão procurando uma cartilha de regras quando o que precisam é de autonomia. E estão terceirizando o poder de decidir sobre a própria vida para “gurus” que nunca nem viveram o que vocês estão vivendo.

 

O que ninguém te conta sobre o símbolo Yin Yang

yinyang

Já viram esse símbolo na vida? Aquele círculo preto e branco que todo mundo acha “místico”?

Pois bem, deixa eu descomplicar isso para vocês.

A parte escura representa a energia Yin (feminina) e a parte clara, a energia Yang (masculina). Mas preste atenção nisso: dentro da parte escura tem um pontinho branco, e dentro da parte clara tem um pontinho preto.

Sabe o que isso significa? Que dentro do feminino existe masculino, e dentro do masculino existe feminino.

Você não precisa excluir um para ter o outro.

Na verdade, sua potência depende exatamente do equilíbrio entre essas duas forças que coexistem dentro de você.

 

Talvez sua exaustão não seja falta de vitamina

vitamina

Certa vez eu fiz um post relembrando da minha época de “mulher guerreira” e aquilo foi um relato. O que eu não imaginava era que muitas mulheres iam se reconhecer naquilo.

Porque existe uma epidemia silenciosa acontecendo: mulheres vivendo no modo defesa.

Você conhece essa mulher? 

Aquela que vê todo mundo como competidor.
Que critica outras mulheres.
Que se posiciona na vida como se precisasse se defender de tudo e de todos – desde as pessoas do trabalho até o marido dentro de casa. 

Talvez ela seja você. Mas o que você não sabe é que essa mulher está com sua energia masculina desequilibrada. E por mais que ela tente “controlar” as reações, só vai virar uma panela de pressão.

O autocontrole não funciona.

Porque quando você usa máscara para parecer equilibrada por fora, mas por dentro tem um vulcão em erupção, o que acontece? 

Você explode com quem você tem mais intimidade. Geralmente quem você mais ama.

 

O outro extremo: a energia feminina em excesso

energia feminina

Nesse lugar, você é a mulher que tem mil ideias e zero resultados. É aqui que estão as eternas sonhadoras.

Mulheres com potencial enorme, cheias de ideias brilhantes, mas que não conseguem tirar nada do papel. Vivem na mente, sonhando, criando, mas quando olham para a realidade… nada aconteceu.

Se pulsa, você pode. Anota isso.

Todo desejo esconde um potencial que você tem. Se não tivesse, você não desejaria. Mas potencial só vira potência quando você transforma inspiração em ação.

Quando você vive só na sua cabeça, acaba vivendo a vida dos outros. Fica stalkeando o Instagram da coleguinha que conquistou o que você quer, sentindo aquela invejinha “boa”.

E sabe por que sente inveja? Porque a pessoa fez uma coisa que você não fez: agiu.

 

Como saber se você está equilibrada

Indo pra prática: Eu criei um gráfico que não existe em nenhum lugar do Google (podem procurar).

equilibrada

No eixo vertical coloquei a energia da inspiração (feminina). No horizontal, energia da ação (masculina).

Quando você tem só inspiração sem ação, vira sonhadora frustrada. Quando tem só ação sem inspiração, vira fazedora exausta. Quando não tem nem uma nem outra, fica paralisada.

O lugar onde você quer estar é no estado de flow: inspiração + ação equilibradas.

Mas aqui vai o balde de água fria: você não vai equilibrar uma única vez e pronto. A vida não vai te deixar no sofá assistindo Netflix. Você vai precisar se observar constantemente e fazer ajustes.

Viver bem dá trabalho. Viver mal também. A diferença é que quando você vive bem, o trabalho constrói. Quando vive mal, você só lida com as consequências.

E tem mais uma coisa que preciso te contar: se seu emocional está bagunçado, não adianta entender de feminino e masculino.

Imagina que você é uma torneira. Deus manda energia feminina e masculina limpinhas para você, mas se a torneira (você) está suja emocionalmente, o que sai é água suja.

O ambiente onde essas energias vão se manifestar é você.

Se você é uma pessoa imatura, insegura, emocionalmente bagunçada, vai acessar essas energias no polo negativo. A energia masculina vira autoritarismo e controle. A feminina vira vitimização e procrastinação.

É por isso que você precisa cuidar do seu emocional primeiro. Porque não adianta ter a técnica certa se o instrumento está desafinado.

 

Aprenda a observar sua energia

observar

Se você me conhece, sabe que minha missão é te libertar, com ferramentas para que você possa encontrar as respostas.

Sua cura está dentro de você.  E pra não precisar perguntar “Carol, posso fazer isso?” para cada decisão da sua vida, quero que você aprenda a se observar e ter autonomia.  

A verdadeira liberdade é quando você para de precisar de aprovação externa para viver sua própria vida.

Mas aqui vai uma coisa importante: para conseguir se observar e equilibrar essas energias de verdade, você precisa entender como sua mente funciona. Por isso, gravei um episódio que é como receber um áudio curtinho meu, sobre um assunto essencial:

OUVIR ÁUDIO

Escute com presença e, a partir de hoje, quando escutar algo sobre esse assunto, lembre-se você não precisa escolher entre ser feminina ou ser bem-sucedida. 

Você pode ser as duas. A potência está no equilíbrio, não na exclusão.

Bjs,

logo carol

0 0 votos
Gostou?
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Assuntos relacionados

4 de setembro de 2025

Por que você repete os mesmos padrões há anos?

Você já parou para contar quantas vezes disse “esse ano vai ser diferente”? Quantas vezes você se prometeu que ia emagrecer, que ia sair daquele...

28 de agosto de 2025

Por que você não consegue ser disciplinada? A verdade que ninguém te conta

Sabe aquela sensação de frustração quando você começa a imaginar que não vai alcançar muita coisa? E sua mente começa a te falar que você...

21 de agosto de 2025

Por que eu vivo adoecendo?

Talvez essa seja a resposta que você nunca considerou. Você já reparou que sempre que você está passando por uma fase mais estressante, seu corpo...

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x