Ser ansiosa tem te atrapalhado?
Com qual frequência você sente ansiedade? De vez em quando? Todos os dias?
Mas e se eu te disser que esse estado de ansiedade não é normal? E se eu te disser que é justamente essa normalização da ansiedade que pode estar travando a sua vida em vários aspectos?
Sim, é verdade que esse distúrbio é cada vez mais comum nos dias de hoje, mas nem tudo que é comum, é normal.
Neste texto, eu quero te mostrar qual é o seu estado natural e te mostrar o que é que você precisa fazer para sair desse estado de constante ansiedade.
Vamos lá?
Você foi ensinada a ser ansiosa
Vamos falar a verdade? Viver ansiosa dá trabalho.
Viver em constante estado de estresse, medo, taquicardia e irritabilidade dá trabalho.
Você já parou para pensar na quantidade de energia que você gasta para se manter em cada um dos estados?
Porque nenhum desses estados é o seu estado verdadeiramente normal.
Não é normal viver ansioso. É comum, mas não é normal.
Normal é aquele estado a partir do qual o seu corpo, a sua mente e a sua energia funcionam em equilíbrio.
Normal é viver em paz e serenidade. É conseguir olhar para as situações com clareza e tomar decisões coerentes com aquilo que você deseja construir.
A verdade é que você vive ansiosa porque você foi ensinada a viver assim.
Você foi ensinada a manter um ritmo de vida recheado de ansiedade, a se tratar como uma máquina, que não precisa de descanso e nem pausas para funcionar bem.
Mas essa está longe de ser a normalidade da vida.
São excessos do dia a dia que te puxam para fora da sua normalidade. São eles que te puxam para fora do seu eixo e te deixam em estado de alerta.
Você aprendeu que acumular excessos é normal e que se colocar em segundo plano o tempo todo é o certo. Mas não é.
Você é humana e precisa sim de descanso. Você precisa de tempo de qualidade com as pessoas que ama e precisa de momentos de recarga.
Momentos esses que vão te dar a energia que você precisa para funcionar bem, em paz e sem ansiedade.
É preciso escolher não ser ansiosa
Assim como os estados de ansiedade e estresse precisam (e foram) ser alimentados para crescer dentro de você, o seu estado de serenidade e paz também precisa ser nutrido.
Esses estados de calma e presença são o seu normal e estão sempre disponíveis para você, mas é preciso treino e prática para conseguir acessá-los.
Por isso, diminuir o tamanho do estado de ansiedade na sua vida, é preciso abrir espaço na sua rotina para inserir hábitos que te permitam equilibrar o seu estado emocional.
Você precisa escolher ter hábitos como yoga, meditação, journaling, e outras práticas que te permitem acessar um estado de clareza e reduzir o ruído mental causado pelos estímulos externos.
Quando as pessoas me procuram dizendo se sentir ansiosas e eu pergunto “o que é que você tem feito para reduzir a sua ansiedade?”, a resposta que eu mais escuto é “nada”.
Mas, vamos ser sinceras?
Será que a sua ansiedade vai embora se você simplesmente sentar e esperar ela passar?
Claro que não.
Quando você escolhe não incluir atividades que tragam calma para a sua mente na sua rotina, você ativamente está escolhendo cultivar a ansiedade na sua vida.
E é exatamente assim que a maioria das pessoas vive.
Elas encontram espaço para mais trabalho, mais compromissos, mais ocupações, mas nunca encontram espaço para atividades que acalmam.
A paz e a serenidade são uma conquista interna. Esse estado é seu e existe dentro de você, mas você precisa criar um movimento para que você consiga acessá-los.
Se você quer sair de um estado ansioso e viver de forma mais leve e mais equilibrada, você precisa começar a se perguntar:
- O que é que eu preciso fazer para que eu possa conquistar esse estado mais sereno, mais leve e mais calmo?
E sabe o que é mais curioso? As pessoas que mais reclamam da ansiedade e do estresse são as pessoas com menos disposição para fazer o movimento que precisa ser feito para equilibrar os próprios estados emocionais.
São pessoas que dizem “ah, não, eu sou muito ansiosa pra meditar“, “eu sou muito estressada para fazer yoga” ou “eu não tenho tempo para parar para respirar“.
Percebe que as pessoas que mais precisam são as que mais resistem?
Essas pessoas se contam histórias super elaboradas para evitar o encontro com os hábitos que, no fundo, poderiam salvá-las.
Mas se você quer curar o seu estado de estresse e ansiedade, você precisa atuar na raiz.
Não tem como mudar os resultados, sem mudar as ações que desencadeiam esses resultados.
Viver ansioso dá trabalho
Já falamos anteriormente por aqui que viver dá trabalho.
Mas a verdade é que viver ansiosa dá muito mais trabalho.
Pare um instante e reflita sobre todos os efeitos tóxicos que a ansiedade causa na sua vida.
Note se isso não é muito mais trabalhoso do que sentar por 5 minutos e meditar.
Perceba se esses efeitos são muito mais difíceis de lidar do que o desconforto que incluir yoga na sua rotina traria.
Eu, Carol, por exemplo, sou uma pessoa muito enérgica.
Enquanto eu não adaptei a minha rotina e não priorizei hábitos que promovem a manutenção do meu equilíbrio emocional, eu vivia em estado de alerta.
Eu era uma pessoa estressada, explosiva e extremamente reativa.
Eu, Carol, não pratico yoga porque eu sou uma pessoa zen por natureza. Pratico yoga por ser uma atividade que me deixa mais serena.
Se você deseja uma vida com menos ansiedade, você precisa jogar fora essa ideia de que yoga é coisa de gente que é naturalmente paz e amor.
Não! Yoga é remédio para pessoas como nós, que temos tendência a ficar ansiosas.
É uma ferramenta que ajuda a acessar o seu lugar de paz, em um mundo que traz estímulos o tempo todo e te convida para o surto.
Você precisa se apropriar de recursos, que te ajudem a fazer a manutenção da sua saúde mental, e que não permitam que a vida te tire do eixo.
É preciso prática para não ser ansiosa
Você se torna muito boa naquilo que você pratica e repete diariamente. Se diariamente você pratica tensão e ansiedade, esse vai ser sempre o seu estado comum.
Mas é preciso muita honestidade para olhar para a sua vida e se perguntar: “eu tenho disposição para mudar a minha rotina?”.
Perceba se você não tem reclamado do seu estresse e da sua ansiedade esperando que o estado de paz e serenidade caia do céu.
Caso você se investigue e perceba que não tem essa disposição, seja honesta consigo mesma e assuma: “eu não tenho disposição de mudar minimamente a minha rotina e incluir hábitos de bem-estar, por isso vou parar de reclamar da ansiedade e do estresse”.
Lembre-se: é você quem está plantando um estilo de vida, que patrocina esse estado de ansiedade. E isso é uma escolha sua, e somente sua.
Enquanto você continuar olhando para a ansiedade como um estado natural, essa nunca vai deixar de ser a sua realidade.
Sua realidade só muda quando você muda. Quando você faz escolhas diárias que patrocinam a mudança que você deseja manifestar.
Se você chegou até aqui neste texto e está decidida a mudar a sua realidade de forma consciente, mas não sabe por onde começar, eu tenho um presente para você.
Reuni todas as ferramentas de bem-estar físico e emocional que eu mesma uso diariamente para me manter em equilíbrio, lá no app do Namah.
Você pode acessá-lo de graça e encontrar aulas de yoga, meditação, sessões de sound healing e muito mais, para te ajudar a chegar a um estado mental de mais paz e serenidade.
Enquanto você não experimentar viver diferente, a sua vida continuará sendo igual. Experimente, teste, mude. Somente o movimento pode promover a cura que você tanto procura.